Ícone do site JARDIM ESCOLA ALADDIN

Reflexão do Dia – O monge e o escorpião

o monge e o escorpiao jardim escola aladdin reflexao

o monge e o escorpiao jardim escola aladdin reflexao

Reflexão do Dia

O monge e o escorpião

Monge e discípulos iam por uma estrada e, quando passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão.

Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido à dor, o homem deixou-o cair novamente no rio.

Foi então a margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada.

Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.

– Mestre, deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!

O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu:

– Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.

Esta parábola nos faz refletir a forma de melhor compreender e aceitar as pessoas com que nos relacionamos.

Não podemos e nem temos o direito de mudar o outro, mas podemos melhorar nossas próprias reações e atitudes, sabendo que cada um dá o que tem e o que pode.

Devemos fazer a nossa parte com muito amor e respeito ao próximo. Cada qual conforme sua natureza, e não conforme a do outro.


Reflexão:  Cada um conforme sua natureza, e não conforme a do outro. Mas, não podemos jamais esquecer que para mantermos nossa natureza em equilíbrio, devemos sobretudo, respeitar a natureza do outro, conforme nos mostrou o Monge no texto. Devemos seguir os passos dos ensinamentos que nos leva ao caminho certo. “Seja você mesmo!” Pois nem sempre os caminhos que nos apresentam são os que nos trazem resultados positivos.


Gostou? Deixe um comentário! Vamos trocar!

Curta nossa Página no Facebook: https://facebook.com/jardimescolaaladdinjacarepaguá

Obrigada!

Sair da versão mobile