Escritores da PAZ

A poesia proporciona aos alunos uma reflexão, entendimento e interpretação de uma forma muito prazerosa, bem como viabiliza mecanismos para o desenvolvimento das atividades de leitura, linguística e artística, oferecendo oportunidades de reescrever, reinventar e desenvolver o pensamento crítico.

O trabalho tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), através de análise, discussão e apreciação de uma experiência cultural em prol de um direito universal do homem, que é Paz.

Acredita-se que a poesia nas séries iniciais deve ter um olhar mágico, servindo de ferramenta imprescindí­vel para que os educandos possam aprender de forma prazerosa a temática da paz, como um valor agregado a outros de igual importância como, honestidade, respeito, solidariedade e tolerância, que permeia toda e qualquer atividade humana. O projeto possibilita um processo interno ligado ao autoconhecimento e reconhecimento de seres individuais e sociais, comprometidos com a construção de uma cultura de paz no cotidiano. Trata-se de uma maneira dos alunos elevarem a autoestima através do contato com o gênero textual e poético.